ISO 9001
O QUE É ISO 9001?
A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) funciona como um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização. Além disso, a ISO 9001 é uma forma de documentar a cultura da organização, permitindo que o negócio cresça mantendo a qualidade dos bens e serviços prestados.
Por se tratar de um sistema internacional criado pela ISO (International Organization for Standardization), que é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suiça com o propósito de desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo, é uma ferramenta que pode ser adotada por qualquer empresa, de qualquer porte e por isso é a norma mais conhecida e adotada em todo o mundo pelas empresas de sucesso.
O objetivo deste post é trazer informações sobre a ISO 9001 e os benefícios que este sistema de gestão pode trazer para sua empresa.
Aqui você aprenderá:
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O que é ISO 9001?
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Para que serve a ISO 9001?
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O que minha empresa ganha com isso?
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A estrutura da ISO 9001?
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A ISO 9001 na prática
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Auditoria de Certificação
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Versões antigas da ISO 9001
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Dúvidas frequentes
PARA QUE SERVE A ISO 9001?
De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.
A melhoria da gestão da empresa acontece quando:
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Identificamos o contexto que a empresa está inserida;
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Obtemos uma visão holística da organização utilizando a abordagem de processos;
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Identificamos riscos que podem prejudicar o andamento das atividades;
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Medimos e avaliamos os resultados do desempenho e eficácia do processo;
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Asseguramos a melhoria contínua do processo;
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Monitorar continuamente a satisfação dos clientes.
O QUE MINHA EMPRESA GANHA COM ISSO?
São os inúmeros os benefícios da implementação da ISO 9001 em uma organização. O principal deles é o diferencial competitivo que uma empresa que implementou e obteve a certificação ISO 9001 passa a ter.
Conquistar a certificação representa um atestado de reconhecimento nacional e internacional à qualidade do trabalho, pois a ISO 9001 assegura boas práticas de gestão e relacionamento entre clientes e fornecedores. Além disso, possibilita maior desenvolvimento dos colaboradores, serve como alavanca na busca pela qualidade total, propicia condições para maior competitividade no mercado, otimização de processo e a redução de custos.
Mas por que falamos tanto em “diferencial competitivo”? Com a implementação e a certificação, uma empresa consegue:
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Produção mais ágil com processos mais inteligentes;
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Planejar e controlar de forma sistemática as rotinas de trabalho (padronização e definição de responsabilidades), eliminando retrabalho e dando mais agilidade aos processos;
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Reduzir custos com maior produtividade;
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Melhorar a comunicação, a moral e a satisfação dos colaboradores no trabalho;
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Aumentar as oportunidades de mercado, já que muitas empresas grandes só compram de fornecedores que têm o selo ISO 9001;
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Melhorar a imagem da empresa;
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Reduzir riscos e melhorar a relação com fornecedores e investidores;
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Desenvolver fornecedores: o reflexo da certificação sobre os fornecedores é notável, e eles passam a submeter-se a especificações mais precisas e parâmetros de qualidade mais rígidos, aumentando a confiabilidade do seu produto/serviço.
Todo mundo ganha no final das contas: o cliente por ter produtos e serviços conformes, o mercado por elevar o nível da competição e a sua empresa que terá uma margem de lucratividade maior.
É por isso que afirmamos: obter a certificação ISO 9001 é um BAITA diferencial competitivo!
INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE A ISO 9001
Tem muito mais…
A ESTRUTURA DA ISO 9001
A ISO 9001 na versão em Português pode ser comprada no site da ABNT e possui a sua estrutura baseada na Estrutura de Alto Nível das normas ISO. Isso quer dizer que é compatível com outras normas de sistema de gestão facilitando a sua integração.
A estrutura da norma é:
Prefácio
Introdução
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Escopo
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Referências normativas
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Termos e definições
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Contexto da Organização
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Liderança
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Planejamento
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Apoio
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Operação
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Avaliação de desempenho
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Melhoria
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Anexo A
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Anexo B
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Bibliografia
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Apesar de extenso, os itens que são cobrados na implementação são do 04 ao 10.
Glossário – ABNT NBR ISO 9001
Requisito – Necessidade ou expectativas que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória;
Contexto da Organização – combinação de questões internas e externas que podem ter um efeito na abordagem da organização para desenvolver a alcançar seus objetivos;
Melhoria contínua – Atividade para aumentar a capacidade de atender requisitos;
Processo – Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas);
Produto – Resultado de um processo, pode também significar “serviço”;
Conformidade – Atendimento a um requisito;
Não-conformidade – Não atendimento a um requisito;
Evidência – Dados que apóiam a existência ou a veracidade de alguma coisa;
Competência – Capacidade demonstrada para aplicar conhecimento e habilidades;
Ação corretiva – Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejada (prevenir sua repetição);
Risco – efeito da incerteza de “eventos” potenciais e suas “consequências”.
Infraestrutura – Sistemas de instalações, equipamentos, informações e serviços necessários para a realização de uma operação na organização;
Ambiente de trabalho – Conjunto de condições sob as quais um trabalho é realizado;
Organização – Grupo de instalações e pessoas com um conjunto de responsabilidades, autoridades e relações, conjunto geralmente ordenado.
AUDITORIA E CERTIFICAÇÃO ISO 9001
Para uma organização obter a certificação, ela precisa passar por uma auditoria de certificação. Este processo cabe aos organismos de certificação (ou certificadores), que são reconhecidas pelo IAF (International Accreditation Forum).
No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).